Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

As dúvidas no caminho da reportagem


Muitas vezes, durante a construção da minha matéria, me senti perdida. Como escrever a reportagem sem expor as fontes? Como tratar de um assunto delicado e complexo sem tornar o texto chato? É válido contar o que vi sem que as informações tenham saído de uma verdadeira entrevista? É certo usar alguns rodeios para conquistar as fontes em vez que falar o objetivo da matéria de cara?
Imagem retirada daqui
Dúvidas. Dúvidas. Dúvidas. Nesse meio tempo, não foram poucas as vezes que pedi socorro para as colegas Cris Lautert e Josi Goetze, para saber a opinião delas.
A matéria saiu. Gostei. Acho que, no meio de todo o labirinto, consegui uma maneira legal para falar sobre a política da compra de votos. 
A sorte também colaborou e me deu uma fonte de última hora. Na parada de ônibus, uma senhora faceira me contou que tinha uma consulta médica agenda para aquela semana, em virtude do seu candidato a vereador ter sido eleito. Com essa história e pedacinhos de várias outras, costurei a reportagem.
Até agora, entretanto, não encontrei respostas para algumas perguntas.  No fundo, acho que isso faz parte do jornalismo. Aliás, acho que são elas que fazem a gente pensar que sempre podemos fazer melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas