Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

A hora de ouvir

E finalmente, me sento diante dela, ansiosa, confiante, disposta a parar o tempo por alguns minutos para dedicar-me única e exclusivamente para ouvi-la. Olho às perguntas mas não preciso delas, sei o que quero questionar, até imagino o que ela possa contar...Mas surpreendo-me, e surpreendo-me por que ela tem mais a dizer, mais do que as minhas expectativas podiam sequer imaginar. E me fascina, esse ciclo, me cativa.


Depois disso a conversa flui, as palavras se esparramam pela pequena sala, e quando dou por mim estou tão envolvida em sua história que meu caderninho de perguntas foi esquecido há muito. E é ali, naquele momento, quando a fonte escolhe a mim para narrar a sua história, quando ela decide que eu sou confiável, que pode me contar um pouquinho de si, que eu percebo, o quanto amo, não somente escrever, não somente contar, mas ouvir...
Ouvir o que ela tem para dizer!


Comentários

Postagens mais visitadas