Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Como fazer uma boa foto.

Pessoal estas dicas são do Blog Dicas para fotografia:





Em primeiro lugar é importante definir um assunto. Fotos precisam conduzir os olhos para um ponto. Se você não deixa claro na foto qual o seu assunto, ficará uma foto dispensável. A primeira foto apresenta uma mata – não está claro o que se quer mostrar. Na foto seguinte, temos uma definição melhor com galhos em silhueta e o céu no fundo.
Evite enquadramentos que criem situações ridículas e impossíveis. Tirar uma foto num ângulo em que os fios da rede elétrica passam por trás da cabeça do seu modelo pode não ser uma boa idéia. Tudo aquilo que possa nesse sentido atrapalhar o assunto principal de sua foto deve ser evitado. Mulheres não ficam muito bem se as fotos forem tiradas de baixo para cima. Ficam parecendo mais gordas e elas não vão gostar. A foto abaixo exemplifica uma situação dessas. A pessoa do meio, colocou as mãos nos ombros dos dois amigos e ficou parecendo assim sem braços.
Não desperdice os espaços. É muito comum as pessoas tirarem fotos horizontais de alguém, desperdiçando espaço em ambos os lados. Neste caso, seria melhor virar a máquina na vertical e tirar do corpo todo da pessoa. A primeira foto exemplifica o erro comum do desperdício de espaço. A segunda ensina o tipo de enquadramento melhor. Também se pergunte sempre antes de tirar a foto: será que posso chegar mais perto?
Procure ângulos criativos. Quem não arrisca não petisca. Tente ângulos diferentes, faça experiências, não tenha medo de errar. Afinal, essa é a vantagem da foto digital. Errou apagou! O fotógrafo tem que ter sempre ousadia e boa vontade para experimentar algo novo. A foto abaixo é de uma escada, do ponto de vista do corrimão.
Use a regra do ¼. Funciona assim. Divida a imagem em quatro partes (imagine as linhas no momento em que você for tirar a foto). Coloque então o assunto de sua foto em uma dessas partes. O resultado é que você terá uma foto dinâmica e não estática. Repare que a maioria das fotos profissionais usam desta regra. Note na foto abaixo que o cachorro está posicionado de acordo com esta regra.




Comentários

Postagens mais visitadas