Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Era uma vez uma disciplina

Eu fecho os olhos e recordo da minha infância, brincando de apresentar telejornais. Abro os olhos e percebo que agora estudo para ser uma jornalista. Em um dia você está prestando vestibular, no outro já é o primeiro dia de aula. As coisas costumam passar em um ritmo acelerado, difícil de compreender todos os detalhes. Lembro que, logo no início do curso, eu soube que faria "a disciplina do Unicom". Faz pouco tempo que descobri o verdadeiro nome da mesma: Produção em Mídia Impressa. Mas, é assim mesmo: tudo que é feito com qualidade, se torna conhecido.




Eu sempre quis fazer o Unicom. Por ter trabalhado na A4- Agência Experimental de Comunicação, pude participar da produção de edições especiais desse jornal, como para algumas Feiras do Livro e eventos específicos. Porém, eu nunca me cansei de esperar pela tal disciplina de nome incerto, mas com processos bem estabelecidos. Você faz vestibular, passa, se matricula, participa de muitas aulas teóricas, enfrenta trabalhos, provas e os anos passam. Então, você chega perto do final do Curso e, finalmente, enxerga no extrato de rematrícula a tal Produção em Mídia Impressa. Então, se dá conta do que ela significa. Pois bem, chegamos ao Unicom.

É hora de praticar todos os conhecimentos obtidos nesses anos. É o momento de pensarmos também, mesmo em sala de aula, no Jornalismo como profissão, como prática diária. É tempo de apaixonados por contar histórias, assim como eu, participarem de uma publicação premiada e respeitada por todo Brasil.

Quer relembrar as últimas edições? Confere aqui.


 

Comentários

Postagens mais visitadas