Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Sair do lugar-comum

Chega a tão esperada disciplina de Produção em Mídia Impressa. Aquela que sempre me interessou porque como o impresso é uma de minhas paixões, produzir o Unicom é uma das melhores experiências em todo o Curso. A vontade de produzir, ir atrás das fontes, o frio na barriga. Tudo isso dentro de uma disciplina apenas. A discussão inicial foi quanto ao tema da primeira edição. Tivemos um bombardeio de ideias, encheu-se o quadro branco do laboratório de informática com palavras das mais diversas áreas e que vem carregadas de uma imensidão de ideias de abordagens. Foi um momento divertido apesar de decisivo.



Tivemos uma semana para pensar em cada uma daquelas palavras e qual delas renderia uma boa reportagem, com fontes, dados, imagens. O resultado sairia na quarta-feira de Cinzas, a maioria curando a ressaca enquanto outros tentavam voltar a rotina depois de cinco dias sem aula. Dentre todos os temas que encheram o quadro branco, ficamos com apenas dois e depois de escolhido chegou a parte principal. "O que será abordado neste tema?" "Qual é a angulação?" "Qual é a tua pauta?" Essas foram algumas das perguntas proferidas pelo professor e que ecoaram na cabeça da turma.

As ideias surgiam, o bloquinho voltou a ter vida. Cada um surpreende com suas sugestões de pauta. Houve um cuidado para que não fossem tão parecidas. No final, ou seja, depois que dei minha ideia, ao analisar o que tínhamos no quadro eram pautas diferenciadas sobre um mesmo assunto provando que nosso espírito jornalístico já está presente e anda junto conosco. Sair do lugar-comum e procurar o novo, diferente e que marque a história do leitor, essa é nossa proposta. Então, que nesse semestre nossas mentes sigam essa imagem:







Comentários

Postagens mais visitadas