Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Um pouco de história do design

A história do design é muito mais interessante do que imaginava. São tantos pequenos detalhes que dão características as épocas de criação de cada um. Isso chama atenção no livro Layout: o design da página impressa, de Allen Hurlburt.  Vai da raízes do design até a percepção de Gestalt. É complicado fazer o registro das formas de arte que servem como inspiração para os designers. As referências que na maioria das vezes são usadas, surgem por osmose na cabeça do designers e não com explicações que deem uma ideia do que realmente representam.
Para exemplificar traz os estilos  que contribuíram e muito na formação das possibilidades de design que temos hoje. Art Nouveau, Cubismo, Futurismo, Ddaísmo, Surrealismo, Construtivismo, Art Déco, De Stijl e Bauhaus. Outros pontos apresentados estão relacionados a forma, conteúdo, a percepção Gestalt e formas de avaliação de um design.
A indicação de leitura é aos interessados em história ou de procurar referências para explicar o trabalho.
Referência na Biblioteca da Unisc: 686.2252 H959L 1986-2.ed.

Comentários

Postagens mais visitadas