Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Definição de pauta




Viver na estrada atrai pessoas, indo de cidade em cidade conhecendo cada canto do país, levando consigo sua família, seus amigos, seus animais de estimação, sua casa. Pode até parecer um sonho, uma utopia. Mas não possuir um lugar, uma identificação com uma cidade, sempre possuir os mesmos vizinhos, passar as mais diversas adversidades para levar o riso, a alegria, o colorido, o espetáculo do encantamento para desconhecidos. Será que realmente compensa?
Neste semestre, a turma de Produção em Mídia Impressa está trabalhando dentro de uma temática como em anos anteriores. Diversos temas e sugestões foram pensados pela turma, que escolheu "a estrada como não-lugar; como lugar algum; como caminho; estrada como momento de transformação". Dentro das três primeiras premissas, encontrei uma pauta da qual dei pequenas dicas do que irá se tratar.
A pauta pensada tem uma história longa e diversa, sendo que a mesma surgiu antes mesmo da escrita em algumas civilizações. Do seu surgimento para a contemporaneidade, muitas coisas modificaram-se, mas sua essência permaneceu. Todavia, por estar na estrada indo de cidade em cidade transmitindo alegria, muitos passaram a não dar tanto valor ao que é feito por eles.

Isto os tornou para muitos sem importância. É importante ter uma reflexão se realmente não é necessário haver uma maior valorização de alguém que abandonou um lugar fixo para residir no não-lugar. Tudo isso com um sorriso estampado no rosto e a vontade de transmitir alegria para aqueles que se dispuseram a lhe conceder uma chance de ouvir suas histórias. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas