Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Lugar-comum

Falar sobre estradas e lugares não é fácil. A tarefa é difícil não só pela parte descritiva, mas por aquilo que evoca no ser humano. Desde os primórdios escrevemos, falamos, pensamos e sonhamos com o desconhecido. Somos desbravadores por natureza e por necessidade. Nunca estivemos tão conectados e nunca procuramos tanto por um lugar para ficarmos a sós. Isso é reproduzido pelos filmes (Wild e Interstellar), tanto pela literatura (On The Road, Into The Wild) e pela arte em geral. Convivemos em comunidade por necessidade, mas procuramos a solidão para a quietude, o desbravamento interior, a necessidade de reflexão.
Quando foi decidido que iríamos falar de estradas, me questionei qual direcionamento dar para a minha (futura) matéria. Hoje, decidi deixar o instinto me levar e aproveitar o passeio.



Comentários

Postagens mais visitadas