Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Ensinamentos do Unicom

O jornalismo interpretativo e diversional são gêneros textuais buscados constantemente nas edições do Unicom. Ainda que a linguagem esteja voltada para o chamado jornalismo literário há um constante exercício de interpretação da realidade, da forma de vida, dos hábitos, da relação das fontes com objeto abordado.

O jornalismo interpretativo como o nome já diz e o jornalismo feito a partir da interpretação jornalística de alguém, algum lugar, algum fato, etc. Já o jornalismo diversional aborda através de recursos literários a história de interesse humano e a história colorida que se referente a um prédio ou local onde um fato ocorrido e acabou mudando ou se destruindo.

Seguindo os ensinamentos do docente da disciplina professor doutor Demétrio de Azeredo Soster a prática do jornalismo-laboratorial e essencial para vida de qualquer acadêmico e futuro profissional. Com este ensinamento Demétrio busca fazer os acadêmicos irem “além” do obvio e assarem a conhecer aquilo que cerca a fonte e o objeto de intense da matéria.

Apesar das críticas e da constante invasão há sempre algo que se tente fazer para inovar. Todavia o Unicom, na questão acadêmica já ganhou diversos prêmios sendo reconhecido como exemplo por outras universidades fora de Santa Cruz do Sul como exemplo, como algo que tem como base revistas como a Piauí e revista Realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas