Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

A simplicidade encanta

Dona Lilian e sua lida diária: a ordenha manual 
Foto: Julianne Wagner




Ontem, ao ler uma crônica da jornalista Martha Medeiros em uma edição de 2014 do caderno Donna, do jornal Zero Hora, deparei-me com várias análises acerca do perfil da juventude atual. Uma delas, em particular, emocionou-me: resumidamente, Martha analisa que, para os jovens, sucesso está relacionado à conquista de poder ir ao trabalho de bicicleta, e não ocupar uma vaga vip na vaga de estacionamento da empresa.

"E por que a emoção?", você pode estar se questionando. Bem, como já citado em uma postagem anterior (clique aqui e veja a publicação), minha reportagem para o próximo Unicom retrata com delicadeza a "vida no campo", em especial a "lida" com as vacas leiteiras. Nas horas em que passei acompanhando as fontes foi exatamente essa afirmação defendida por Martha que me dominou: Almejo a simplicidade!, o que significa tanto usar a bike como meio de transporte quanto comer uma bergamota direto do pé no caminho para o trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas