O perigo de uma história única

O segundo Unicom do semestre já se encaminha, e com o tema livre pensei muito até decidir qual história gostaria de contar. A mídia em geral muitas vezes se prende ao material de releases e agências e acaba mostrando partes limitadas de histórias que são importantes. Um caso que sempre chamou minha atenção foi o conflito entre Israel e Palestina, que por alguma razão que foge ao meu entendimento sempre foi mostrado apenas como "mais uma guerra do oriente médio". Na faculdade de jornalismo aprendi que toda vida importa, e levo isso para minha vida profissional, sempre me importando com as pessoas. Mas e quanto às histórias dos seres humanos que vivem nessa área de conflito e ocupação, como elas que estão lá veem isso, e como elas percebem a cobertura da mídia a respeito de suas vidas?

Pensando nisso decidi conversar com um palestino e um israelense, de classes e idades próximas. Que tem vidas até mesmo bem parecidas e que eu acho que poderiam dar uma ideia geral de como é viver dos dois lados da fronteira. As entrevistas já começaram, e assim minha matéria vai se encaminhando. Mas ainda resta entender por que temos uma visão tão pobre de um conflito tão sério e atual, que influencia a vida de milhares de pessoas. O material pronto e que vem em uma forma, mostra uma única história. Desde criança aprendi a ver essa guerra pela televisão, e associar negativismo com as palavras Faixa de Gaza e Cisjordânia, antes de entender o que esses locais representam. Quando iniciei leituras sobre o assunto, comecei a entender, mas apesar de alguns anos interessada pelas informações desse conflito, e mesmo tendo minhas opiniões a respeito, ainda estou muito longe de entendê-lo.

A escritora nigeriana Chimamanda Adichie é conhecida pelo seu discurso feminista, mas em um evento do ciclo de palestras TED, ela falou sobre os perigos da história única, e como ver apenas um lado, ou uma parte de uma situação ou local é ruim. O vídeo é longo, tem dezoito minutos de duração, mas creia-me, vale cada segundo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas