Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Aprendendo sobre diagramação




Optei em trabalhar na diagramação do nosso jornal laboratório, portanto resolvi estudar sobre o assunto. Particularmente, desde cedo comecei a fazer alguns trabalhos nessa linha. Em casa, quando tinha 16 anos, ajudava meu pai na diagramação de livros apenas para aprender a mexer nos programas. Agora, com 23 anos, depois de apenas ter trabalhado no PageMaker 6.0/6.5, ter que utilizar o InDesign CC 2014 é um desafio (não sou patrocinada pela adobe, quero deixar claro).


A edição, diagramação e o design de conteúdo não é algo que se pensa no fim da produção. Se fosse apenas colocar textos e fotos em lugares aleatórios (como às vezes pode parecer), seria fácil. Porém, não funciona assim.



Analisando edições anteriores, procurando aprender com a teoria.

O desafio é dar uma nova roupagem ao nosso UNICOM. Queremos inovar desde o formato até a tipologia. Pensar na publicação como um todo. Tenho como referência o livro Edição e Design do autor Jan V. White, que por sinal está me acompanhando todos dias e indico para todo aquele que se interessa em aprender sobre diferenças e identidade das cores, tamanhos e de como o leitor recebe a informação.

Espero conseguir, junto com meu colega e amigo Pedro Silva, dar conta do recado. Então, fique ligado nos próximos capítulos, pois vem novidade por aí.

Comentários

Postagens mais visitadas