Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Reunião de pauta: a escolha do tema

Na primeira aula de Produção em Mídia Impressa desse semestre o Professor Demétrio deu aos alunos a primeira de uma série de missões que eles  terão ao longo do semestre: pensar em temas para a primeira edição do Unicom, das duas que serão produzidas. Então nos flagramos pensando que escolher um tema não é difícil, mas exige certa reflexão.

A primeira dúvida que surgiu, foi com relação ao agradar.


O Unicom é um jornal laboratório e por isso pode e deve ser, como o professor esclareceu, um local de experimentação. No entanto, ainda assim há leitores, há um público no qual devemos pensar.

"Então, ao escolher um tema, devemos pensar primeiro em nós, escolhendo aquele tema que sempre quisemos abordar, mas não tivemos a oportunidade; ou devemos pensar no que os nossos leitores gostariam de ler, agradando a eles em primeiro lugar?"

Depois surgiram as dúvidas com relação aos próprios temas pensados.

"Eles renderiam um Unicom inteiro ou apenas uma grande e elaborada reportagem? Que ângulos podemos abordar? Que fontes temos? É um assunto viável?"

No fim das contas, descobre-se que os temas mais interessantes surgem nas horas mais engraçadas.

- A minha melhor ideia, por exemplo, surgiu numa noite de quarta-feira, no meio de uma aula de Documentário I, disciplina optativa que eu escolhi. Pensei em falar, como os colegas denominaram, de processos, ou seja, de como as coisas são feitas, como as coisas chegam na nossa casa. Um exemplo? Como é feito o vidro artesanal e o industrial. De onde saia essa ideia? Assistam ao documentário Glass, de Bert Haanstra, 1958.
Foto: Luana Ciecelski - Registro da segunda reunião de pauta, dia 17 de agosto. Como o professor está com o braço quebrado, Pedro (Guga) foi o ajudante da noite

Ao chegar a terceira semana e portanto a segunda reunião de pauta (na segunda semana a aula aconteceu no Auditório do Bloco 18 por conta da Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social) cada colega apresentou suas ideias e chegamos a reunir mais de 20 temas muito legais. Pelo processo de exclusão, selecionamos os sete melhores e depois os três melhores. Até que chegamos a um.

Um bem legal.

Um que estará nas mãos dos colegas de curso e de Unisc (e de quem mais quiser, é claro), em breve.

Foto: Luana Ciecelski - Alunos apresentaram os temas que pensaram durante duas semanas e escolheram o melhor, que será trabalhado durante as próximas semanas

Escolhemos com carinho e estamos pensando em pautas com carinho. Também vamos fazer com carinho e muito empenho.

Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas