Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Estudante de Jornalismo tem que estudar

Jornalista com 45 anos de experiência, o cachoeirense Alexandre Garcia iniciou sua carreira ainda criança como ator infantil na Rádio Independente de Lajeado. Oficialmente, no entanto, seu primeiro emprego como repórter foi no Jornal do Brasil, veículo pelo qual atuou como correspondente nos países vizinhos Argentina e Uruguai.
Foto: Fernando Lima                                         
Alexandre Garcia sentado em frente a casa de sua irmã, em Santa Cruz do Sul

Posteriormente, Garcia passou pelo cargo de porta-voz oficial da Presidência da República durante o governo de João Batista Figueiredo e foi o assessor de comunicação responsável pelo anúncio do fim da ditadura militar no Brasil. Depois de trabalhar pela TV Manchete durante boa parte da década de 1980, foi chamado para atuar junto às redações da Rede Globo em Brasília, 1988, onde permanece até hoje.

Atualmente, o jornalista que se formou pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, é comentarista de política e segurança pública no Bom Dia Brasil e escreve para 22 jornais no mundo todo e, apesar da agenda apertada, Alexandre de vez em quando tira uma folga para vir até a região dos Vales para visitar familiares que ainda moram por aqui.

Foi o que aconteceu no último fim de semana.

Entre um passeio para rever amigos e comprar um vinho daqui, "porque em Brasília não se encontra vinhos tão bons" e o compromisso de levar os pais, ainda vivos, para a casa onde moram atualmente em Lajeado, Alexandre deu uma dica rápida e bem humorada aos estudantes de jornalismo da Unisc.



Confere no áudio abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas