Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Fazendo o Unicom

Definido o tema, hora de começar a pensar em pautas. Neste momento, surgem muitas dúvidas referentes ao ângulo, à tonalidade e a própria forma da narrativa em si. O tema é o medo, tema esse tão abrangente e tão estrangulador ao mesmo tempo. Assunto que necessita uma vasta pesquisa e uma reflexão, não só referente ao medo em si, mas também em relação ao ser humano. Em relação à pessoa que sente.
Depois de pesquisar e refletir veio o lapso: o que o futuro nos reserva? Será que nós fazemos escolhas certas? Como estaremos daqui a alguns anos? Vamos viajar, casar, ter filhos? E o trabalho, será que vamos estar em algum jornal, revista, portal da internet, rádio ou televisão? Vários questionamentos me vieram em mente, nesta hora percebi que havia encontrado a minha pauta, ou será que foi ela quem me encontrou?
Definido o “tema”, começa a busca por fontes, a entrevista com pessoas, com várias pessoas, a seleção do material recolhido e a busca por mais informações. Depois, vem a parte que eu particularmente mais gosto: chega a hora de colocar no papel a futura reportagem, momento de organizar dados, hierarquizar fontes e escrever.

Tem um novo Unicom vindo por aí e o resultado dessa reportagem você vai conferir nele. Fique ligado e não perde essa!

Comentários

Postagens mais visitadas