Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Mais uma vez em pauta: A descriminalização da maconha

Um tema sempre interessante para o jornalismo, e que volta a ser pauta de reportagens, é a descriminalização da maconha - ou seja, não penalizar o consumo, tirando o usuário da esfera da Justiça e da polícia. Ontem foi a vez do Fantástico produzir uma reportagem sobre o tema – Assista aqui. 
Em dezembro de 2013, o Uruguai aprovou um projeto de Lei para regulamentar a produção e a venda da cannabis, tornando-se o primeiro país a legalizar toda a cadeia de produção da droga. Em novembro de 2012, os estados norte-americanos de Washington e Colorado já tinham legalizado a venda sob licença, a posse e uso por maiores de 21 anos. No Brasil, o projeto de lei da descriminalização ainda está em processo de votação.

Agora é só aguardar... Nesta semana, teremos mais notícias sobre o resultado da votação, mas é importante ficarmos atentos, pois toda a forma de diminuir o tráfico de drogas é bem vinda. Quanto ao uso medicinal da maconha, ou de um dos principais componentes, o canabidiol, os debates prometem intensificar, pois psiquiatras, médicos e leigos divergem sobre o tema. Minha sugestão de leitura relacionada ao assunto é um livro escrito por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sobre o uso medicinal do canabidiol, o abuso da droga e o medicamento:



ZUARDI, A. W.; CRIPPA, J. A. S.; GUIMARÃES, F. S.; COLABORADORES. Cannabis e Saúde Mental. 

Comentários

Postagens mais visitadas