Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Nova coleção de livros infantis conta histórias de mulheres reais

Você, assim como eu, certamente nasceu em uma época em que os livros infantis eram de histórias sobre super-heróis e de princesas. Histórias como a Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela, Batman e Robin Hood, foram contadas por muitas gerações. Todas as meninas em suas brincadeiras se imaginavam princesas, e os meninos pensavam ser super-heróis que iriam salvar o mundo.

Recentemente, a editora argentina Chirimbote, lançou dois livros sobre histórias de mulheres reais. São livros infantis, pensados e ilustrados para atrair o olhar das crianças e dos jovens. Um deles conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo, o outro conta a da cantora e compositora chilena, Violeta Parra. São narrativas de mulheres reais que, ao invés de trazerem aventuras de príncipes, super-heróis e princesas, contam de uma forma divertida as histórias de “super mulheres” de verdade.

O nome da coleção dos livros infantis é Antiprincesas, e se você não conhece a história delas ou lembra vagamente do que estudou sobre elas no ensino médio, essa é uma boa oportunidade para descobrir e relembrar um pouco do trabalho dessas mulheres.


Foto: Divulgação/Chirimbote                                
     Capa do livro sobre a cantora e compositora chilena, Violeta Parra

Comentários

Postagens mais visitadas