Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Profissionais multiplataformas


 Muito se escuta falar que no Jornalismo as empresas exigem cada vez mais profissionais multiplataformas.
Já passamos de uma época em que apenas é preciso saber escrever. Hoje, o repórter necessita se atualizar, postar informações nas redes sociais, nos sites e tantas outras plataformas. As empresas exigem isso, até mesmo em função da redução de custos, pois economizam quando não precisam colocar um profissional para cada função.
Os leitores, ouvintes e telespectadores querem que as notícias cheguem cada vez mais rápido e sejam de fácil compreensão. Eles querem a informação em tempo real. Devido a isso, os comunicadores também precisam se atualizar e ser ágeis.
Contudo, em meio a essa agilidade exigida, é possível notar que a maioria dos sites de noticiosos, por exemplo, apresentam as mesmas notícias. Quando assistimos a um telejornal, algumas informações já vimos em outros lugares.
Deste modo, alguns veículos de comunicação precisam parar de fazer o feijão com arroz de todos os dias e buscar inovar, ver o que todos os outros meios ainda não viram. As pessoas cansam de verem sempre as mesmas notícias em um mesmo dia.

O Jornalismo exige cada vez mais profissionais multiplataformas, mas, também, o Jornalismo exige, SEMPRE, boas pautas e ideias inovadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas