Pular para o conteúdo principal

Destaques

Editorial: Peças que não se encaixam

Olá!

Seja bem-vindo ao nosso Unicom. Digo nosso, porque mesmo que ele já tenha passado por tantas mãos e ainda será de tantos outros acadêmicos, neste momento ele nos pertence. Logo mais, você vai conhecer o rosto de cada um de nós e já lhes adianto: certamente somos peças que muitas vezes – se não todas – não se encaixam. Afinal, como diz o velho ditado: ninguém é igual e cada louco tem as suas manias. O que é a mais pura verdade!

E é em meio a essa confusão de características que surgiu a primeira edição do nosso jornal-laboratorial do segundo semestre de 2017: o Unicom Conflitos que transformam. Sabe aqueles momentos que as peças do quebra-cabeça realmente não encontram sintonia? Pois então, é disso que estamos falando! As marcas verdes, nas reportagens, são para trazer ou despertar a esperança dentro de nós.

A cor rosa, simboliza a inspiração que precisamos para superar ou mudar situações não tão bonitas das nossas vidas. Nas próximas postagens lhe convidamos para conhecer as h…

Uma obra prima do jornalismo

Na vida, algumas leituras são obrigatórias.  Se você é graduando, então, o mergulho no universo das letras torna-se ainda mais essencial, seja qual for o curso. No que tange  ao jornalismo, uma obra que precisa ser vista pelos acadêmicos e profissionais já formados é O Repórter do Século, do mestre José Hamilton Ribeiro.

O Repórter do Século reúne sete grandes reportagens produzidas por Hamilton entre as décadas de 1960 e 1970, que lhe fizeram conquistar o título máximo do jornalismo brasileiro, o Prêmio Esso.  Entre elas,  A Vida por Um Rim, em que é narrada a luta de pessoas que necessitavam de um transplante de rim numa época em que o Brasil ainda engatinhava nesse tipo de operação.  E De que Morre o Brasil”, na qual as histórias de pessoas assoladas por  diversas verminoses país afora  e as dificuldades de tratamento foram o mote da reportagem.

Além delas, o livro traz a famosa cobertura da Guerra do Vietnã, em 1968, através do relato “ Eu estive na Guerra”. Na ocasião, José Hamilton Ribeiro teve uma das pernas amputada após pisar em um campo minado. Esse trabalho não lhe rendeu o Prêmio Esso, porque o regulamento da premiação excluía produções feitas no exterior.


Essas publicações foram veiculadas em vários jornais e, especialmente, na extinta Revista Realidade.  São aulas de senso de apuração, de leveza e respeito ao lidar com pessoas envolvidas em circunstâncias delicadas e de um profissionalismo de altíssimo nível.  O Repórter do Século é um daqueles exemplos cuja leitura flui como um voo livre de um pássaro.



Coleção: Vida de Repórter

Título: O Repórter do Século

Subtítulo: As 7 Reportagens que Ganharam os 7 Prêmios Esso (Não Superadas até Agora) e a Mais Famosa: Vietnã

Autor: José Hamilton Ribeiro

Apresentação: Ricardo Kotscho

Editora: Geração Editorial

Edição: 1

Ano: 2006

Idioma: Português

Comentários

Postagens mais visitadas