Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Google Drive: a nova solução da revisão

Arquivo, salvar como, documento de Word. Arquivo armazenado no seu computador. Você está no computador da faculdade. E agora? Onde está o arquivo?
Tenho dito a todo mundo que conheço, que não sei viver sem Google Drive. Comecei a usá-lo num daqueles trabalhos em grupo, quando muitas pessoas tem que escrever um mesmo arquivo. Ficávamos um enviando e-mail pro outro, um enviando arquivo do Word para o outro e a confusão estava feita. Até que descobrimos a ferramenta: tudo passou a ser feito na nuvem.
Nuvem é um conceito de computação, provindo do termo inglês Cloud Computing, que se refere ao uso de uma memória com capacidade de armazenamento online. Computação em nuvens significa a possibilidade de acessar, de qualquer lugar do mundo, arquivos e executar tarefas. A única coisa que você precisa é estar conectado a um serviço online. Ou seja, você não precisa ficar instalando aplicativos no computador (como o próprio Word, ou Excel) e nem salvá-los toda hora. 
O Google Drive é um programa de computação em nuvem. E posso dizer que é um dos melhores. Você faz tudo nele, salva tudo nele, compartilha tudo nele. O programa ainda te possibilidade mais: você pode sincronizar automaticamente seus arquivos com o seu computador, de modo que tudo fica salvo e atualizado nele, assim como editar arquivos offline, que serão salvos na nuvem logo que você estiver conectado novamente. Você pode editar arquivos até no celular. É a solução! São até 30GB de armazenamento que podem ser usados gratuitamente. Se esse espaço ainda não for suficiente para você, é possível adquirir o plano de armazenamento ilimitado do Google Drive, com uma taxa de US$ 10 por mês. 
Mas, o que isto tem a ver com um jornal laboratório? Tudo! A equipe de revisão da primeira edição do semestre do jornal Unicom - que está nos seus finalmentes, já na gráfica - fez tudo pelo Drive! Todos tinham acesso à mesma pasta compartilhada. Todos arquivos com as matérias eram colocados lá. Assim, era possível que todos os textos passassem pela equipe, fossem lidos por todos e revisados ao mesmo tempo por mais de uma pessoa. Tudo fica salvo na hora! 
O uso da ferramenta foi essencial para que conseguíssemos ter uma boa qualidade de texto. Uma leitura só, feita por uma só pessoa, não é suficiente para cobrir todos os erros ortográficos. Todo revisor tem sua visão e sua percepção sobre o texto, que nem sempre coincide com a do outro. Desta maneira, cada um revisa quantos textos consegue e o nosso trabalho fica completo. 

Comentários

Postagens mais visitadas