Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Aprender fazendo


Como você já deve ter lido aqui, aqui e aqui (pelo menos é o que espero) nesse próximo Unicom eu e a Leticia vamos falar sobre suicídio, um assunto, digamos, espinhoso. Você já imaginou como é parar uma pessoa para falar sobre suicídio, saber se ela tem um parente que já cometeu um... perguntinhas básicas, não é? Não foi nada fácil, foi preciso muito tato, muito feeling diriam alguns.

Foi preciso descobrir como fazer isso, assim como tivemos de aprender na hora de abordar as prostitutas e travestis dessa outra matéria aqui. Por isso é importante buscar sempre fazer coisas diferentes, porque cada nova matéria nos ensina alguma coisa. Em cada uma aprendemos como apurar as informações.

Nas primeiras entrevistas que fazíamos não tínhamos certeza de como abordar as pessoas, como formular as perguntas, tudo parecia impossível e complicado demais. Mas passadas as primeiras, a gente foi vendo o que dava certo, percebendo a melhor maneira de abordar as pessoas, a melhor forma de perguntar...

Depois de uma tarde percorrendo ruas e abordando pessoas, tínhamos nossa matéria praticamente pronta, o que precisávamos de mais importante estava ali conosco. E foi importante aprender fazendo... Em breve você confere o resultado no Unicom!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas